Pesquisa

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011


Freitas Nascimento se apresenta ao Icasa


Em uma reunião que durou pouco mais de uma hora, o novo técnico Icasiano Freitas Nascimento conheceu alguns integrantes da comissão técnica e do departamento de futebol do clube. A conversa serviu para situar o treinador, que chegou neste domingo e começa a trabalhar na segunda-feira. “Vamos ter um primeiro contato com o elenco amanhã (segunda-feira) e trabalhar pra pegar o Ceará” declarou o técnico.
Participaram do encontro o presidente Cícero Damião, que deu as boas vindas ao novo comandante; o diretor geral de esportes Zacarias Silva; o gerente de futebol Paes de Lira; o assistente técnico Nicássio Facundo; o preparador físico Eugênio Cardinalli Neto e o assessor de imprensa Fabiano Rodrigues.
Nesta segunda-feira, o técnico Freitas Nascimento concede entrevista coletiva à imprensa às 10 da manhã, no CT Praxedão.

domingo, 30 de janeiro de 2011


Icasa treina enquanto aguarda a próxima partida


De folga na tabela por conta do adiamento do jogo com o Ferroviário, o Icasa aproveitou o final de semana para treinar. Foram dois treinamentos no sábado e um trabalho na manhã deste domingo, sob o comando do assistente técnico Nicássio Facundo.
Alguns jogadores aproveitaram a parada para se recondicionarem fisicamente. O volante Paulo Foiani, que passou boa parte da pré-temporada se recuperando de uma lesão no joelho, é um bom exemplo.

sábado, 29 de janeiro de 2011


Campanha para arrecadação de fundos


O departamento de marketing e a direção de patrimônio do Icasa lançaram nesta sexta-feira a campanha SOU PATRIMÔNIO DO VERDÃO. O zagueiro Luís Gustavo e o atacante Marciano participaram do lançamento oficial das camisas, que começam a ser vendidas na próxima segunda-feira. A idéia é utilizar a renda para construir e equipar o departamento médico do clube, que será erguido no CT Praxedão.
“É uma iniciativa muito boa, pois nós jogadores seremos os principais beneficiados” destacou o artilheiro Marciano. O 1º lote de camisas será vendido no próprio Praxedão e no estádio Romeirão, na quarta-feira, no jogo Icasa x Ceará. O torcedor poderá encontrar camisas nas cores verde e branca e nos tamanhos P, M e G, além das camisas femininas. Cada camisa custa 40 reais.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011


Freitas Nascimento é o técnico do Icasa


O vitorioso técnico Freitas Nascimento foi contratado pelo Icasa e vai comandar a equipe na seqüência da temporada 2011. Baiano de Ipirá, o treinador de 54 anos desembarca em Juazeiro do Norte nesse doming,o e assume a equipe a partir desta segunda-feira. “O Icasa é uma equipe que tem referencial, disputa a Série B e qualquer treinador tem vontade de trabalhar num clube assim” destacou.
Dentre as conquistas do novo comandante Alviverde, destaque para o acesso do Campinense à Série B. Sob o comando de Freitas Nascimento, a Raposa terminou a Série C 2008 na terceira posição, garantindo o acesso.
Freitas Nascimento conquistou títulos estaduais importantes como os paraibanos pelo Treze (2001) e Campinense (2008); sergipano pelo Itabaiana (2005); entre outros.
Como jogador foi destaque no Bahia e atuou ainda pelo Santos e Fluminense.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011


Icasa x Ferroviário tem partida adiada


A partida Icasa x Ferroviário, que seria realizado neste sábado, no estádio Castelão, foi transferido para o dia 17 de fevereiro, às 20:15h, com local ainda a ser definido.

A mudança atende a uma solicitação da Secretaria de Esportes (SESPORTE) e da Secretaria Especial da Copa, através do seu secretário Ferrúcio Feitosa, que justifica a impossibilidade de realização no Castelão devido à situação do gramado.

De acordo com o prazo de dez dias estabelecido pelo Regulamento Geral das Competições (RGC) da Federação Cearense de Futebol (FCF) para mudança de tabela, não foi possivel alterar apenas o local da partida e manter a data.

Arnaldo Lira não virá para o Icasa


Depois de acertar tudo com Icasa, o técnico Arnaldo Lira não comandará mais o Verdão do Cariri. Através do dirigente Paulo Carneiro, do Bahia de Feira de Santana, o diretor de futebol Zacarias Silva foi informado que o treinador continuará no comando do clube baiano. Dessa forma, a diretoria está analisando alguns nomes e deve contratar outro técnico nos próximos dias.
Lira e Icasa acertaram os detalhes do contrato na manhã desta quarta-feira. O treinador pediu à direção Icasiana para ser anunciado somente após o jogo do Bahia de Feira contra o Serrano. Assim procedeu o Verdão do Cariri, que fez o anúncio oficial na manhã desta quinta. A empresária de Lira, inclusive, solicitou os dados do clube para fazer o contrato entre as partes, que seria assinado até o final do ano.

Arnaldo Lira, novo técnico?


O Icasa acertou com um novo técnico para a seqüência da temporada 2011. O novo comandante do Verdão do Cariri será Arnaldo Lira, 51 anos, que estava no Bahia de Feira de Santana. O treinador deve observar o jogo deste sábado contra o Ferroviário e comandar a equipe na seqüência, na partida com o Ceará.
Lira, que já passou pelo clube em 2007, fazia boa campanha com a equipe feirense. Seu time lidera o grupo 1 do Campeonato Baiano com sete pontos, três a frente do poderoso Bahia. Além disso, já havia conquistado o torneio inicio do estadual.
Campeão Cearense em 1999, Lira chega ao Icasa disposto a recolocar o time no caminho das vitórias. Para isso, vai emprestar ao clube a experiência de ter trabalhado em clubes como Ceará, Fortaleza, Paysandu, Criciúma e muitos outros.

Artilheiro Marciano


O gol da vitória sobre o Limoeiro foi o septuagésimo marcado pelo atacante Marciano com a camisa do Icasa. O jogador é o maior artilheiro do Verdão do Cariri desde que a equipe se tornou profissional, em 1973.
Aos 30 anos, o piauiense de Oeiras vive bom momento e já é o artilheiro do Verdão do Cariri no Campeonato Cearense com dois gols. Revelado pelo Juazeiro Empreendimentos em 2001, Marciano esteve presente em quase todas as conquistas Icasianas na última década, alternando passagens por outros clubes como Coritiba, Brasiliense e Remo.

Fábio Lopes não se apresenta ao Icasa


Contratado como reforço do Icasa para a temporada 2011, o meia Fábio Lopes não se apresentou ao clube nesta quarta-feira, como estava acordado. Alegando problemas familiares, o jogador interrompeu a viagem que fazia até Juazeiro do Norte e retornou á Maceió.
Preocupado com a repercussão negativa do ocorrido, o empresário do atleta, Marciel Sandoval, divulgou uma nota oficial, confirmando a versão de Fábio Lopes. Confira a íntegra do texto:
“Devido a uma situação excepcional de ordem pessoal, não houve a possibilidade de apresentação do atleta Fábio Lopes, junto à representação do Icasa-CE. Os motivos para tal não serão mencionados nesta nota, mas desde já, para que haja clareza em relação ao fato, reiteramos que o ICASA continua nos planos da M10 e do atleta FÁBIO LOPES para o ano de 2011 e, que em momento algum, houve por parte da diretoria do clube, nada que desabonasse a proposta de trabalho recebida por nós. Esperamos em breve, tão logo as questões de foro íntimo sejam resolvidas, e se, houver interesse das partes, voltar as conversações sobre a apresentação do jogador aqui mencionado.”

Verdão do Cariri volta a vencer


Mesmo esbarrando numa grande atuação do goleiro limoeirense André, o Icasa venceu a primeira em seus domínios. O Verdão do Cariri venceu o Limoeiro pelo placar de 1 a 0 e se reabilitou no Campeonato Cearense 2011.
Precisando voltar a vencer, o Icasa partiu pro ataque logo no começo do jogo. Aos três minutos, Dijair arriscou de fora da área, a bola desviou na zaga e quase enganou o goleiro André. Aos sete minutos, o Verdão do Cariri abriu o marcador. Dijair tentou, na sobra Marciano ficou na cara do gol e, com categoria, tocou pro fundo das redes. Na seqüência, Everaldo fez de cabeça, mas a arbitragem anulou. Depois de ceder espaço ao adversário, o Icasa voltou ao ataque no final da primeira etapa. Marciano fez linda jogada e colocou no ângulo, mas André defendeu. Nos acréscimos, Marcos Vinícius entrou livre, driblou o goleiro, mas perdeu o tempo da bola.
No segundo tempo, o Icasa achou espaço para atacar. Aos dois minutos, a bola sobrou pra Marciano, mas André defendeu. Aos quatro minutos , Marcos Vinícius tocou para trás, Marciano chutou e André pegou. Aos 14 minutos, Dijair achou Panda livre, mas o chute saiu. Aos 21 minutos, Marcelo Dias chutou forte e André espalmou. Aos 37 minutos, Marcelo Dias ganhou na força e bateu cruzado, mas André, em noite inspirada, defendeu de novo.

FICHA TÉCNICA

ICASA 1x0 LIMOEIRO
COMPETIÇÃO – Campeonato Cearense – 1º turno – 5ª rodada
LOCAL – Estádio Romeirão – Juazeiro do Norte/CE
ÁRBITRO – Anderson Lima
ASSISTENTES – Alessandro Magno e Ernannes Alves
RENDA – R$ 6.318,00
PÚBLICO – 841 pagantes
GOLS – Marciano (ICA) 07min/1ºT.
ICASA
Carlos Luna, Diogo (Dodó), Luís Gustavo e Everaldo; Marcos Vinícius, Fábio Duarte, Dijair, Bruno Paraíba e Rick (Panda); Marciano e França.
Técnico – Nicássio Facundo.
LIMOEIRO
André, João Paulo, Bruno, Pereira e Victor Cearense (Erivelton); Nilton, Jean (Beijoca), Freitas e Marcelinho (Cristiano); Paloma e Mota Cearense.
Técnico – Mastrillo Veiga.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011


24/01/2011

Nota sobre matéria da revista Veja


1. A matéria publicada na última edição da revista Veja sobre a Controladoria-Geral da União é, obviamente, uma reação à carta-resposta (não divulgada pela revista) que o Ministro-Chefe da CGU, Jorge Hage, enviou-lhe nos últimos dias de 2010, diante da edição de "Retrospectiva" do final do ano passado

2. Isso não obstante e tendo em conta o respeito que a CGU deve aos profissionais que integram seus quadros e, ainda, à opinião publica que sempre acompanhou e reconheceu o seu trabalho sério e republicano, passamos a repor aqui (tendo em vista que a revista nos nega o espaço para resposta) a verdade sobre cada uma das afirmações contidas na matéria:

a) A revista afirma que a CGU produziu, recentemente e de última hora, um Relatório de Auditoria sobre a FUNASA com o intuito de ajudar o Partido dos Trabalhadores a afastar dali o PMDB.
A VERDADE: o repórter Bernardo Melo Franco, do jornal Folha de S. Paulo, pesquisou no site da CGU relatórios pré-existentes, que remontam a 2002, sobre diversos processos de Tomadas de Contas Especiais, envolvendo inúmeros órgãos do governo. O interesse do repórter pelos processos referentes à Funasa só pode ser explicado por ele próprio. Significativamente, no mesmo final de semana em que circulou o exemplar da revista com a matéria que aqui se contesta, também o jornal “O Estado de S. Paulo”, publicou, como manchete principal, a matéria intitulada “Alvos de disputa no segundo escalão somam R$ 1,3 bi em irregularidades”, utilizando a mesma fonte de dados: os relatórios disponíveis desde sempre no site da CGU. A reportagem do “Estadão”, porém, diferentemente da da “Folha”, direciona seu foco para vários órgãos controlados, segundo a matéria, por diferentes partidos, inclusive o PT, o que demonstra: 1) que tais publicações não se deveram a iniciativas da CGU, e sim dos jornais: 2) o caráter republicano das ações da CGU, que se realizam sem levar em conta o partido eventualmente interessado; e 3) a credibilidade que, por isso mesmo, têm os nossos trabalhos.

b) A revista sustenta que a CGU se omitiu de atuar em episódios como o chamado “mensalão”.
AVERDADE: não compete à CGU, um órgão do Executivo, fiscalizar a conduta de membros do Poder Legislativo. Todavia, todos os fatos denunciados à época envolvendo órgãos do Executivo como alvos de desvios (que serviriam para pagamento de propinas a parlamentares) foram objeto de amplas auditorias por parte da CGU. Só para dar um exemplo, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos passou por auditorias amplas e minuciosas, acompanhadas, pari passu, pelo Ministério Publico, que resultaram em dezenas de relatórios, amplamente divulgados à época e disponíveis também, desde então, no site da CGU. Os caminhos para consultar todos esses relatórios no site foram mostrados ao repórter da Veja, que recebeu toda a assistência e atenção, durante cerca de duas horas, inclusive sendo recebido pelo próprio ministro, sendo-lhe entregue, ainda, uma relação completa das demissões, inclusive de diretores da ECT, ocorridas em conseqüência das irregularidades constatadas pela auditoria da CGU.

c) A revista afirma que a CGU se apressou em inocentar a ex-ministra Erenice Guerra, de irregularidades denunciadas na mídia, durante a última campanha eleitoral.
A VERDADE: as denúncias apuradas e descartadas pela CGU nesse caso foram aquelas desprovidas de quaisquer fundamentos. No caso do DNPM, por exemplo, a mídia indicou possível favorecimento à empresa do esposo da ex-ministra, cujas multas aplicadas pelo órgão teriam sido canceladas indevidamente. Logo se verificou que a própria área jurídica do DNPM havia reconhecido erro na aplicação das multas e recomendado à direção seu cancelamento para o necessário recálculo, o que foi feito. As multas foram, então, novamente impostas e vinham sendo pagas regularmente pela empresa em questão. Não havia, portanto, fundamento para que o caso fosse levado adiante. O mesmo se deu (ausência de fundamento) com as denúncias sobre a EPE e o BNDES. Outros casos, mais sérios e mais complexos, denunciados pela mídia na mesma ocasião, continuam sendo investigados, como o que envolve a empresa MTA e a ECT, cujos resultados serão divulgados em breves dias.

d) A Veja diz, quanto aos cartões de pagamento, que a ação da CGU se limitou a elaborar uma cartilha com orientações e passou a investigar gastos de “integrantes da administração tucana”.
A VERDADE: além de elaborar a cartilha, dirigida a todos os gestores que lidam com suprimento de fundos, todas as denúncias (inclusive as que envolveram ministros) sobre irregularidades com esse tipo de gasto foram apuradas e tiveram seus resultados amplamente divulgados na mídia. Três ministros devolveram gastos considerados impróprios para serem feitos com o cartão e uma ministra teve que deixar o governo, como amplamente divulgado à época. E tudo isso está também disponível a qualquer cidadão, no site da CGU. O que a revista não registra é que foi do Governo Lula, por proposta da CGU, a iniciativa de dar transparência a esse tipo de gasto, divulgando tudo na internet para fiscalização da sociedade, exatamente para corrigir possíveis desvios e distorções. E quem delimitou o escopo dos trabalhos, inclusive retroagindo ao segundo mandato do Governo FHC, não foi a CGU, mas a própria “CPMI dos Cartões Corporativos”, que, por meio da aprovação do Requerimento nº 131, de 12 de março de 2008, estabeleceu que o seu objetivo seria analisar a regularidade dos processos de prestações de contas de suprimento de fundos dos últimos 10 anos.

e) A revista afirma que o caso “Sanguessugas” surgiu de denúncias na imprensa.
A VERDADE: a Polícia Federal, o Ministério Público e toda a imprensa, sabem que a “Operação Sanguessuga”, assim como tantos outros casos que desaguaram em operações especiais para desmantelar esquemas criminosos, foi iniciada a partir de fiscalizações da CGU nos municípios. Aliás, a mesma matéria do jornal “O Estado de S. Paulo” citada no item “a” desta nota enumera muitos desses casos, em retranca de apoio à matéria principal, intitulada “Ações da CGU norteiam as megaoperações da PF”.

f) A revista atribui ao Ministro-Chefe da CGU, afirmação de que este órgão dá “prioridade ao combate da corrupção no varejo”.
A VERDADE: O que foi dito ao repórter foi que nos pequenos municípios o cidadão comum sente mais diretamente os desvios de merenda escolar e medicamentos do que os efeitos dos grandes escândalos ocorridos nos grandes centros (o que é aliás fácil de entender). Não se disse que a CGU prioriza isso ou aquilo, pois ela combate a corrupção com a mesma prioridade, independentemente do tamanho de cada caso.

g) A reportagem da Veja tece considerações absurdas sobre relatório referente a auditoria em projeto de cooperação técnica internacional celebrado entre o Ministério da Integração Nacional e a FAO, no exercício de 2002.
A VERDADE: a eventual ocorrência de divergências entre as equipes de auditoria e as chefias de cada Coordenação, embora não sejam freqüentes, são naturais no processo de homologação dos relatórios. O processo usual é que por meio do debate se tente alcançar o consenso. Quando o consenso não é possível, o importante é que o processo se dê de forma transparente. Ora, a própria reportagem se encarrega de esclarecer que a direção da Secretaria Federal de Controle Interno (unidade da CGU) expressou seu entendimento divergente por escrito e fundamentadamente, tendo ficado também registrado nos autos a opinião dos demais servidores. Neste caso, como em tudo o mais, as coisas se fazem na CGU com plena observância do princípio da transparência.

h) A revista afirma ter havido atrito entre a CGU e a Polícia Federal durante a Operação Navalha, e que a CGU estaria “contribuindo para atrasar o desfecho do trabalho”.
A VERDADE: Isso nunca ocorreu. Prova disso, é que a Subprocuradora-Geral da República encarregada do caso afirmou, por mais de uma vez, que sem os relatórios de CGU não teria sido possível oferecer denúncia contra os acusados. E outra prova é que as punições foram rapidamente aplicadas no caso pela CGU, inclusive a declaração de inidoneidade da principal construtora envolvida.

Como se vê, a realidade é muito diferente do que se lê na revista.
Estes esclarecimentos que fazemos agora não serão encaminhados à Revista, pela simples razão de que ela se recusa a publicar nossas respostas. Contudo, a CGU se sentiu na obrigação de prestá-los, como já dito no início, em respeito aos seus servidores e à opinião pública em geral.

Assessoria de Comunicação Social

terça-feira, 25 de janeiro de 2011


Nicássio Facundo otimista


Para o jogo desta quarta-feira, contra o Limoeiro, pela quinta rodada do Campeonato Cearense, o Icasa será comandado pelo auxiliar técnico Nicássio Facundo. O treinador interino comanda um trabalho tático no estádio Romeirão para definir a escalação da equipe. “Temos que resgatar o sentimento do grupo pela vitória” comentou.
Apesar do início ruim no estadual, Nicássio garante que o Verdão do Cariri ainda pode reagir no 1º turno. “A situação é ruim, mas somente nós podemos tirar o Icasa dessa posição incômoda” garantiu.

Novidades na escalação do Icasa


O técnico interino Nicássio Facundo, comandou na tarde desta terça-feira (25/01) um mini coletivo no estádio Romeirão debaixo de chuva que teve duração de 40 minutos, a comissão técnica pediu prudência aos jogadores para evitar problemas de contusão.

O técnico manteve a formação tática que o time vinha disputando o campeonato, contudo, devido a falta de opção no setor de armação no meio campo, ele teve que improvisar um jogador na função de ligação, o escolhido acabou sendo o lateral direito Bruno Paraíba. Outra novidade foi a presença do meio campista Dijair entre os titulares e o retorno do lateral esquerdo Rick.

Nicássio Facundo utilizou a seguinte formação: Carlos Luna, Diogo, Luiz Gustavo e Everaldo. Marcus Vinicius, Fabio Duarte, Dijair, Bruno Paraíba e Rick. Marcelo Dias e França. O atacante Marciano foi poupado, mas deverá jogar amanhã as 20h15minutos no Romeirão contra o Limoeiro. Os jogadores entram em concentração as 19h.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011


Dispensas, contratações, indefinições, ...


O elenco do Icasa se reapresentou na tarde desta segunda-feira (24/01) após a derrota de domingo para o Guarani pelo placar de 2 x 1 no estádio Romeirão, pela quarta rodada do Campeonato Cearense da Primeira Divisão, em seu primeiro turno.

O técnico interino Nicássio Facundo comandou o treino desta tarde, a surpresa foi a presença do preparador físico Geninho que havia sido anunciada sua saida, contudo, após uma conversa com a direção da equipe, resolveu-se pela sua permanência no clube.

Dois jogadores foram dispensados, o meia William que foi titular no domingo e o zagueiro Wadson, que treinava desde o principio do pré-temporada mas que não havia tido oportunidade no time. A diretoria anunciou hoje a contratação do meia Fabio Lopes que atuou pelo Asa de Arapiraca e teria acertado com o Ceará a liberação do atacante Vavá um sonho antigo da diretoria do Verdão do Cariri.

O meia Fábio Lopes acertou contrato com o Icasa e desembarca em Juazeiro do Norte no final da tarde desta terça-feira. O ex-jogador do ASA estava atuando no Daejeon Citizen da Coréia do Sul. “É um jogador que a gente conhece e sabe do potencial” declarou o diretor geral de esportes Zacarias Silva.
Na semifinal do Campeonato Brasileiro Série C 2009, Fábio Lopes foi o principal destaque da vitória do ASA sobre o Icasa no Romeirão. O meia marcou um gol e deu passe para outro na vitória alagoana. Jogando na Coréia do Sul, Fábio Lopes marcou cinco gols e teve boas atuações.

Em relação ao novo treinador do time, Oliveira Lopes e Arnaldo Lira são os nomes mais fortes. O primeiro parece ter perdido força já que ele assumiu recentemente o River e não estaria disposto a deixar o time piauiense desta maneira, o segundo teria ficado de dar uma resposta até o fim da terça-feira.

Não foi falta de aviso


Menos de duas horas após a derrota para o Guarani no clássico do interior pelo placar de 2 x 1 pela quarta rodada do Campeonato Cearense no estádio Romeirão, a direção do Icasa anunciou o afastamento do Técnico Play Freitas do time.

O treinador acumulou três derrotas no estádio Romeirão em três jogos realizados ali; 1x0 Itapipoca, mesmo placar contra o Tiradentes e 2x1 para o Guarani neste domingo. Em todos os jogos o Verdão do Cariri permitiu quebra de tabus de 16, 22 e 14 anos respectivamente sem perder para estes adversários.

Esta foi a segunda passagem de Play Freitas a frente do time Alviverde juazeirense, na primeira em 2008, ele havia conquistado o primeiro turno, e deixou o time após a derrota na primeira partida da decisão daquele ano para o Fortaleza. Além de Play, a diretoria confirmou também a saida do preparador físico Geninho.

A direção afirma que existem já três nomes para assumir o time, e que um contato inicial já foi mantido e que até a próxima quarta-feira (26/01) anunciará o nome do próximo comandante técnico. Até lá Nicássio Facundo auxiliar técnico deverá ficar interinamente a frente da equipe.

Finalmente!


Após a derrota no clássico com o Guarani, a diretoria do Icasa resolveu rescindir o contrato com o técnico Play Freitas. O treinador deixa a equipe após perder as três partidas disputadas no estádio Romeirão no Campeonato Cearense. Seu substituto deve ser anunciado nesta segunda-feira.
Para a próxima partida, nesta quarta-feira, contra o Limoeiro, o assistente Cícero Nicássio vai comandar a equipe.

Mais um tabu quebrado


O Icasa vacilou no final e foi derrotado no primeiro clássico do Campeonato Cearense 2011. A derrota do Verdão do Cariri pôs fim a um tabu que já durava quase 15 anos sem perder para o rival.
O Verdão do Cariri tomou a iniciativa da partida e teve boa chance aos quatro minutos. França puxou contra ataque e tocou para Marciano que chutou mal. Aos oito minutos, Marciano reclamou pênalti após disputa de bola com o zagueiro Airton Júnior. Mas que saiu na frente foi o Guarani. Aos 18 minutos, Niel fez a jogada e tocou para Zé Augusto chutar forte. O Icasa chegou ao empate aos 29 minutos. Após boa jogada de Marcus Vinícius, França achou Marciano livre. O artilheiro bateu cruzado e deixou tudo igual Aos 36 minutos, Luís Gustavo desviou de cabeça e quase vira para o Verdão do Cariri.
Para a etapa complementar, o volante Paulo Foiani sentiu o campo cansado e pediu para sair. O Guarani criou as melhores chances do início e assustou com Niel e Cleiton Cearense. Aos 16 minutos, Marcus Vinícius bateu fechado e Claudevan espalmou. Aos 21 minutos, Roberto Baiano entrou livre e Carlos Luna fez linda defesa. Na seqüência, o goleiro Icasiano defendeu bom chute de Jerson. Aos 34 minutos, Panda arriscou de fora e quase enganou Claudevan. Aos 43 minutos, após rápido contra ataque, Marcus Vinícius bateu forte e Claudevan defendeu. Nos acréscimos, Zé Augusto aproveitou rebote e marcou o gol da vitória rubro negra.

FICHA TÉCNICA

GUARANI 1x2 ICASA
COMPETIÇÃO – Campeonato Cearense – 1º turno – 4ª rodada
LOCAL – Estádio Romeirão – Juazeiro do Norte/CE
ÁRBITRO – Luzimar Siqueira
ASSISTENTES – Thiago Brígido e Arnaldo Lima
RENDA – R$ 46.115,00
PÚBLICO – 4.334 pagantes
GOLS – Zé Augusto (GUA) 18min/1ºT, Marciano (ICA) 29min/1ºT e Zé Augusto (GUA) 48min/2ºT.
ICASA
Carlos Luna, Diogo (Gustavo Breda), Luís Gustavo e Everaldo; Marcus Vinícius, Paulo Foiani (Dodó), Fábio Duarte, William e Panda; França e Marciano (Marcelo Dias).
Técnico – Play Freitas.
GUARANI
Claudevan, Roberto Baiano, Márcio Paraíba (Agnaldo), Airton Júnior e Cleiton Cearense; Peter, Marcinho, Jerson e Zé Augusto; Niel e Didi Cearense (Netinho).
Técnico – Júlio Araújo.

Sub-18 do Verdão do Cariri vence o Leão do Mercado


Na preliminar do clássico pelo Campeonato Cearense, Icasa e Guarani se enfrentaram na abertura do Campeonato Centenário de Juazeiro do Norte Sub-18. Os meninos do Verdão do Cariri venceram o Leão do Mercado, de virada, pelo placar de 2 a 1.
Em desvantagem, o Icasa empatou ainda na primeira etapa, através do meia Fábio Lima, de cabeça. Na etapa complementar, também de cabeça, Alex decretou a vitória Alviverde.

domingo, 23 de janeiro de 2011


1973 - Primeira partida profissional entre Icasa e Guarani


Icasa e Guarani protagonizam neste domingo mais um capítulo da rivalidade histórica entre as equipes. Os duelos entre os juazeirenses começaram quando as equipes ainda eram amadoras, no antigo campo da LDJ (Liga Desportiva Juazeirense). O primeiro clássico profissional aconteceu no dia 04 de fevereiro de 1973 e o Verdão do Cariri venceu pelo placar de 3 a 2. Confira a ficha técnica do jogo:
ICASA 3X2 GUARANI
COMPETIÇÃO – Campeonato Cearense 1973
LOCAL – Estádio Romeirão – Juazeiro do Norte/CE
ÁRBITRO – Leandro Serpa
ASSISTENTES – Ovídio Silva e Harry da Costa Ramos
PÚBLICO – 5 065 pagantes
GOLS – Zé Nilton (ICA), Dote (ICA), Manoelzinho (ICA), Zé Nilo (GUA) e Wilson (GUA).
ICASA
Zé Antônio, Claudemir, Nena, Alvir e Catolé; Zé Nilton (Pirajá), Luís Francisco e Nicássio; Dote, Benício e Manoelzinho.
Técnico – Zé Gerardo.
GUARANI
Veludo, Erasmo (Zé Iran), Moisés, Baiano e Romildo; Edinho, Paulo e Zé Nilo; Wilson, Zé Negrinho (Tarcísio) e Esquerdinha.
Técnico – Astrogildo Nery.

Diogo, Dodó e Júnior retornaram do torneio Turco


Depois de quase um mês fora de casa, o zagueiro Diogo, o volante Dodó e o atacante Júnior se reapresentaram neste sábado ao Icasa. O trio esteve na Turquia, onde participou de partidas amistosas contra equipes europeias na cidade de Antalya, representando o União de Clubes. A diretoria do Icasa recebeu elogios na participação dos três atletas, mas não confirmou nenhuma negociação.
Os jogadores Icasianos se alternaram em jogos contra equipes da Holanda, Turquia, Rússia e Coréia do Sul. De acordo com o empresário Clóvis Dias, que organizou a excursão, o volante Dodó teve atuações destacadas. Autor de um gol, o atacante Júnior também deixou boa impressão, o mesmo acontecendo com o zagueiro Diogo.

sábado, 22 de janeiro de 2011


Icasa fez treino secreto


O Icasa encerrou na manhã deste sábado (22/01) seus preparativos para o clássico do domingo diante do Guarani pela quarta rodada do Campeonato Cearense de Futebol em seu primeiro turno. Na noite anterior Play Freitas havia comandado um coletivo no estádio Romeirão, na manhã deste sábado o que seria um simples reacreativo tornou-se um treino técnico e tático de portões fechados no Mirandão, em Crato, para definir o time que irá a campo.

Play Freitas utilizou no coletivo da sexta (21/01) o time na formação 3-5-2, que terá o retorno do zagueiro Everaldo que ainda não atuou pela equipe, outra dúvida do treinador está no ataque, Marciano não treinou na sexta e como o treino do sábado foi de portões fechados no Mirandão (foto) em Crato, não há informação se o jogador participou do treinamento, contudo existe a informação que o atleta segue em tratamento para se recuperá de uma gripe, e está concentrado com os demais companheiros de time.

Já estão em Juazeiro o zagueiro Diogo, o volante Dodó e o atacante Junior que estiveram na europa participando de um torneio por uma equipe do Rio de Janeiro. A provavel equipe que enfrentará o Guarani no clássico do domingo será: Carlos Luna, Gustavo Breda, Luiz Gustavo e Everaldo. Marcus Vinicius, Fabio Duarte, Paulo Foiane, William e Panda. França e Marcelo Dias.

Play Freitas pressionado


Ainda em clima tenso após a derrota para o Tiradentes e com os protestos da torcida, o Icasa realizou na noite desta sexta-feira (21/01) seu coletivo apronto no estádio Romeirão para o jogo de domingo diante de seu rival o Guarani de Juazeiro pela quarta rodada do campeonato Cearense.

A torcida voltou a protestar estendendo faixas das organizadas de cabeça para baixo. O treinador Play Freitas, promoveu alteração na formação tática da equipe, ele treinou com o 3-5-2 e promoveu o retorno do volante Fabio Duarte que havia estreado diante do Guarany, e estava no banco contra o Tiradentes. O zagueiro Everaldo que é remanescente do time que disputou a Série B, finalmente fará sua estréia, após um lesão muscular, o jogador recuperado antecipa sua volta ao time para tentar tirar o clube da atual situação no Campeonato.

A ausência do coletivo foi o atacante Marciano, que de acordo com a assessoria de imprensa do Icasa, o jogador estaria gripado e ficou em repouso para se recuperar e poder atuar no clássico do domingo.

Icasa defende Tabú no Clássico do Cariri


No clássico entre Icasa x Guarani, marcado para este domingo, no estádio Romeirão, o Verdão do Cariri vai colocar novamente uma marca histórica em jogo. São 26 jogos sem perder para o rival, com 15 vitórias e 11 empates nesse período. A última derrota Icasiana aconteceu dia 09 de março de 1996, pelo placar de 1 a 0, gol de Lula Barbalhense.


Confira os números do tabu:
21/04/96 ICASA 2 X 0 GUARANI Cearense 1ª divisão
05/05/96 ICASA 2 X 1 GUARANI Cearense 1ª divisão
02/06/96 ICASA 1 X 1 GUARANI Cearense 1ª divisão
23/06/96 ICASA 1 X 1 GUARANI Cearense 1ª divisão
13/04/97 ICASA 2 X 0 GUARANI Cearense 1ª divisão
13/07/97 ICASA 2 X 1 GUARANI Cearense 1ª divisão
07/04/02 ICASA 1 X 0 GUARANI Cearense 2ª divisão
11/05/02 ICASA 1 X 1 GUARANI Cearense 2ª divisão
07/07/02 ICASA 0 X 0 GUARANI Cearense 2ª divisão
01/05/03 ICASA 2 X 1 GUARANI Cearense 2ª divisão
17/05/03 ICASA 2 X 2 GUARANI Cearense 2ª divisão
07/06/03 ICASA 2 X 0 GUARANI Cearense 2ª divisão
19/06/03 ICASA 1 X 1 GUARANI Cearense 2ª divisão
05/07/03 ICASA 0 X 0 GUARANI Cearense 2ª divisão
26/07/03 ICASA 2 X 0 GUARANI Cearense 2ª divisão
09/01/05 ICASA 1 X 0 GUARANI Cearense 1ª divisão
27/02/05 ICASA 2 X 1 GUARANI Cearense 1ª divisão
16/07/05 ICASA 3 X 2 GUARANI Amistoso
08/07/06 ICASA 3 X 2 GUARANI Amistoso
14/01/07 ICASA 3 X 2 GUARANI Cearense 1ª divisão
18/03/07 ICASA 1 X 1 GUARANI Cearense 1ª divisão
30/12/07 ICASA 2 X 0 GUARANI Copa da Integração
06/01/08 ICASA 0 X 0 GUARANI Cearense 1ª divisão
20/03/08 ICASA 0 X 0 GUARANI Cearense 1ª divisão
28/08/10 ICASA 1 X 1 GUARANI Copa Fares Lopes
23/09/10 ICASA 2 X 0 GUARANI Copa Fares Lopes

Fúria Icasiana promete apoio


O técnico Play Freitas comandou um treinamento coletivo para os jogadores do Icasa na noite desta sexta-feira, no estádio Romeirão. Ainda sem definir a equipe que enfrenta o Guarani, no clássico deste domingo, o treinador deu mostras de que deve mexer na escalação da equipe. “Temos um jogo importante, onde toda essa fase ruim pode ser superada com uma vitória” disse.
No final do trabalho, integrantes da torcida organizada Fúria Icasiana se reuniram com o elenco. O vice-presidente Dudé falou em nome da facção e desmentiu informações de que a torcida estaria ameaçando invadir o campo ou agredir jogadores. “Na verdade nosso protesto já foi feito, agora nossa missão é apoiar vocês (jogadores) e tentarmos vencer o clássico” garantiu.

Arbitragem para Icasa x Guarani


Luzimar Siqueira será o árbitro responsável por dirigir o clássico Icasa x Guarani, marcado para as quatro da tarde deste domingo, no estádio Romeirão, pela quarta rodada do Campeonato Cearense 2011. Os assistentes serão Thiago Brígido e Arnaldo Lima.
Coincidentemente, Luzimar Siqueira apitou o último encontro entre os rivais juazeirenses. A partida aconteceu no dia 23 de setembro do ano passado, pela Copa Fares Lopes, e terminou com vitória do Icasa por 2 a 0, gols de Carlinhos e Marciano.

Dico contundido está fora do clássico Caririense


Após a dura entrada sofrida no jogo com o Tiradentes, o meia Dico continua entregue ao departamento médico do Icasa e está vetado para o clássico contra o Guarani, neste domingo. O jogador está com o tornozelo esquerdo bem inchado e continua em tratamento. “Foi uma entrada desleal, menos mal que não fraturou nada” comentou.
Além de ficar fora do time, Dico lamentou a falta de punição ao zagueiro do Tigre. “Se o árbitro expulsasse o zagueiro não seria nada demais” garantiu.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011


Haja torcida e paciência


Ídolo da torcida Icasiana, o meia Júnior Xuxa manifestou seu apoio ao elenco Alviverde. Em entrevista concedida á rádio Vale FM, de Juazeiro do Norte, o jogador, atualmente no São Bernardo, lamentou o início do Icasa no Campeonato Cearense. “Estou sempre acompanhando aqui, e fico triste com essas derrotas, mas confio muito nos jogadores que estão aí, e tenho certeza que vão dar a volta por cima” comentou.
Júnior Xuxa também se pronunciou sobre os protestos dos torcedores durante a após o jogo com o Tiradentes. “A torcida precisa ter um pouco de paciência, pois os jogadores são pais de família e lutarão muito pelo Icasa em 2010”.
O volante Guto, outro ex-Icasiano que está na equipe paulista, também saiu em defesa dos ex-companheiros. “Estamos torcendo para dar tudo certo, mas a torcida precisa apoiar como sempre fez” disse.

Muita conversa e pouca ação


Antes do treinamento desta quinta-feira, o técnico Play Freitas reuniu o elenco no vestiário do estádio Romeirão e comandou uma reunião que durou cerca de uma hora e meia. Em pauta, as derrotas sofridas no Romeirão no início do Campeonato Cearense. “Acreditamos muito nos jogadores que temos, e sabemos que eles são capazes de reverter essa situação” comentou o treinador ao site oficial do Icasa.
O auxiliar técnico Cícero Nicássio também falou ao grupo e emprestou um pouco da sua experiência como jogador de futebol. “Todos nós passamos por situações difíceis, mas temos que estar prontos para superar tudo isso” enfatizou.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011


Mudança nas partidas do Verdão do Cariri


A Federação Cearense de Futebol anunciou mudança em duas partidas do Icasa no Campeonato Cearense. A partida contra o Ferroviário, pela sexta rodada, marcada para o estádio Elzir Cabral, foi modificada para o estádio Castelão. A data (29/01) e o horário (16 horas) foram mantidos.
Na rodada seguinte, o Icasa recebe o Ceará. O jogo teve seu horário alterado e vai começar às 21h e 10min.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011


Nova decepção no Romeirão


Ainda não foi dessa vez que o Icasa venceu em seus domínios pelo Campeonato Cearense. O Verdão do Cariri foi derrotado pelo Tiradentes pelo placar de 1 a 0 e foi alvo de protestos da torcida.
O Icasa começou pressionando e partiu para cima do Tiradentes. A melhor chance veio aos 11 minutos, quando Marciano escapou pela esquerda e bateu, mas Alan fez boa defesa. Aos poucos o Tigre cresceu na partida e conseguiu abrir o placar aos 23 minutos. Cleiton recebeu com liberdade e bateu no canto de Carlos Luna. No minuto seguinte, Carlos Luna teve que fazer grande defesa para evitar o segundo gol bicolor. Aos 37 minutos, Panda cobrou falta com violência e a bola passou perto. Aos 43 minutos, Bruno Paraíba cobrou falta, Luís Gustavo desviou e Pedro Bambu salvou na pequena área.
Nervoso, o Icasa cometeu muitos erros no início da etapa complementar. Em vantagem, o Tiradentes apenas administrava a vantagem. Aos 13 minutos, Marciano cruzou e França quase aproveitou a bobeira do goleiro. Aos 27 minutos, Dedé escapou pela direita e cruzou, quase Cleiton ampliou. Valente, o Verdão do Cariri ainda tentava. Aos 29 minutos, William arriscou de fora e a bola bateu no travessão. Em seguida, Diogo França chutou, a bola desviou na zaga e saiu. Aos 34 minutos, Bruno Paraíba bateu falta na trave. Aos 43 minutos, Daníbio tentou, mas Carlos Luna defendeu.


FICHA TÉCNICA


ICASA 0x1 TIRADENTES
COMPETIÇÃO – Campeonato Cearense – 1º turno – 3ª rodada
LOCAL – Estádio Romeirão – Juazeiro do Norte/CE
ÁRBITRO – Glauco Feitosa
ASSISTENTES – Carlos Feitosa e Getur Almeida
RENDA – R$ 12.850,00
PÚBLICO – 1.677 pagantes
GOLS – Cleiton (TIR) 23min/1ºT.
ICASA
Carlos Luna, Bruno Paraíba, Gustavo Breda, Luís Gustavo e Rick; Paulo Foiani, David (Diogo França), Panda e Dico (William); Marciano e França (Fábio Lima).
Técnico – Play Freitas.
TIRADENTES
Alan, Adriano, João Carlos (Paulo Maranhão), Ribamar e Neílton; Pedro Bambú, Garrinchinha (Café), Dedé e Ribinha (Toni); Cleiton e Danúbio.
Técnico – Neto Maradona.

Icasa defende tabú contra o Tigre


Pensando em conseguir a primeira vitória em casa no Campeonato Cearense, o Icasa está concentrado desde ontem no Recanto Lazer Hotel, em Juazeiro do Norte. O Verdão do Cariri encara o perigoso Tiradentes esta noite, às 20h e 15min, no estádio Romeirão.
Após vencer o Guarany em Sobral, a tranqüilidade voltou ao elenco Icasiano. Os jogadores acreditam em nova vitória para fazer as pazes com a torcida. “Sabemos da nossa responsabilidade, já que estreamos mal em casa” comentou o volante David.
O jogo desta noite coloca um tabu histórico. O Icasa não perde para o Tiradentes no Romeirão a quase 22 anos. A última derrota Alviverde em casa para o Tigre aconteceu no dia 31 de maio de 1989. De lá pra cá, foram realizadas 10 partidas, com quatro vitórias do Verdão do Cariri e seis empates.

Campanha "Sou Patromônio do Verdão"


O departamento de marketing do Icasa lança na próxima quinta-feira a campanha “Sou Patrimônio do Verdão”. A idéia é colocar á venda camisas com o logotipo da campanha. Todo o dinheiro arrecadado será utilizado para equipar e construir o departamento médico do clube, no CT Praxedão. “Consideramos que nossa torcida é nosso maior patrimônio, por isso a frase da campanha funciona como um duplo sentido: o patrimônio ajudando a solidificar o patrimônio” explicou o diretor de marketing Paulo Sérgio Dantas.
Os jogadores prometem abraçar a campanha, sabedores da necessidade urgente de ter uma sala de fisioterapia equipada e funcionando dentro do clube. “Só nós jogadores, no dia a dia, é que temos a ciência do quanto é necessário um departamento médico” atestou o experiente Paulo Foiani. A campanha será lançada oficialmente nesta quinta-feira e as camisas começarão a ser vendidas no clássico de domingo, contra o Guarani.



Lima se reapresenta ao Icasa


O promissor atacante Lima está de volta ao Icasa. O jogador estava emprestado ao Ceará, onde participou da tradicional Copa São Paulo de Futebol Júnior. Lima esteve em campo contra o Palmeiras e teve destacada atuação.
Após estrear como profissional marcando três dos quatro gols de um jogo do Icasa contra o Caucaia pela 2ª Divisão Cearense, Lima foi definitivamente integrado ao elenco profissional do Icasa. O atacante foi relacionado para algumas partidas durante o Campeonato Brasileiro Série B e chegou a entrar durante o jogo com o Náutico, realizado no Romeirão.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011


Marcelo Dias das vaias aos aplausos


Na reapresentação do elenco do Icasa, nesta segunda-feira, o jogador mais festejado foi o atacante Marcelo Dias. O autor do gol da vitória sobre o Guarany, em Sobral, destacou a importância do resultado. “Precisávamos vencer para tirar aquela impressão ruim que ficou depois da estreia” explicou.
Titular na derrota para o Itapipoca, Marcelo Dias perdeu a posição no Junco, mas demonstrou sua utilidade no elenco. “Nosso grupo tem muita qualidade e vamos mostrar isso durante o campeonato” afirmou.

Goleiro Mauro emprestado ao Corinthians de Caicó


O goleiro Mauro esteve esta tarde no CT Praxedão para se despedir dos seus companheiros. O jogador foi emprestado para o Corintians de Caicó e vai disputar o Campeonato Potiguar e a Copa do Brasil pela equipe norte-riograndense. Mauro viaja nesta quarta para se apresentar ao seu novo clube e fica até o final do estadual. “É uma boa chance para jogar e demonstrar meu potencial” destacou.
Mauro foi titular do Icasa em dois momentos importantes da temporada. Foi um dos destaques do Verdão do Cariri na conquista do título do Campeonato Cearense 2ª Divisão, marcando a volta da equipe para a elite cearense. No segundo semestre fez belas partidas na Copa Fares Lopes, ajudando a levar a equipe icasiana à decisão do torneio.

Arbitragem para Icasa x Tiradentes


Glauco Feitosa será o árbitro central no jogo do Icasa contra o Tiradentes, marcado para esta quarta-feira, no estádio Romeirão, pela terceira rodada do Campeonato Cearense. O sorteio aconteceu nesta segunda-feira, na sede da Federação Cearense de Futebol.
Os assistentes serão Carlos Feitosa e Getur Almeida. Maurício Vieira será o quarto árbitro e o representante da FCF escalado é Francisco Dário.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011


Um bom resultado, mas que precisa melhorar


O Icasa conseguiu se recuperar do tropeço em casa na sua estreia do Campeonato Cearense diante do Itapipoca, ao vencer o Guarany de Sobral por 1 x 0 em pleno estádio do Junco.

O Verdão do Cariri foi a campo com uma proposta de defender em bloco e sair nos contra-ataques para tentar marcar, assim o jogo seguiu, o bugre sobralense tinha mais posse de bola e marcava a saída de bola do time Alviverde, as duas equipes criaram até boas chances, mas as desperdiçaram.

Na etapa final o Icasa parecia mais disposto, e repetiu a mesma estratégia, já sem conseguir exercer pressão, o Guarany colocou em campo um terceiro atacante no jogo, no caso Diogo, mas não adiantou muito, e foi Play Freitas quem teve uma sorte melhor, colocou em campo o atacante Marcelo Dias que na estreia havia deixado o campo sob vaias da torcida, e na primeira vez que tocou na bola tirou do goleiro Ari e marcou aos 36 minutos o gol que daria a primeira vitória do Icasa na temporada.

O Verdão do Cariri ainda teve o lateral Marcus Vinicius expulso por receber o segundo cartão amarelo, mesmo assim, a equipe suportou bem a pressão e assegurou sua vitória.

Icasa vence o clássico do Interior Cearense


A reabilitação do Icasa veio em grande estilo neste domingo. O Verdão do Cariri foi até a cidade de Sobral e conseguiu excelente resultado ao vencer o Guarany, pelo placar de 1 a 0. O gol da espetacular vitória Icasiana foi marcado pelo atacante Marcelo Dias.
O Icasa começou a partida sem se importar com a pressão adversária. Mesmo assim, aos oito minutos, Careca recebeu na área, girou o corpo, mas bateu pra fora. Aos 13 minutos, França recebeu com liberdade e bateu cruzado, Ari fez grande defesa. Aos 18 minutos, Marcus Vinícius cobrou falta e a bola bateu na rede, pelo lado de fora. Aos 27 minutos, Marciano ganhou da defesa rubro-negra e chutou, mas Ari espalmou. A resposta do Bugre veio aos 31 minutos. Careca cabeceou e Carlos Luna espalmou. Na seqüência, Marco Túlio chutou e a bola passou com perigo. Aos 41 minutos, a bola sobrou para o zagueiro Gustavo Breda que chutou pra fora.
Na etapa complementar, após boa tabela com Dico, Marciano cruzou e França não alcançou. Aos 12 minutos, Luís Gustavo se sentiu mal e teve que sair. Aos 14 minutos, Careca chutou por cima. Aos 16 minutos, Rick cruzou, Ari rebateu e Marciano não conseguiu aproveitar. Aos 27 minutos, o Guarany criou a melhor chance do jogo. Jean bateu forte, Carlos Luna defendeu e na sobra, Marco Túlio acertou o travessão. Aos 35 minutos, Marciano fez boa jogada pela direita e cruzou, William quase marcou. No minuto seguinte, Marcelo Dias foi lançado, se antecipou á zaga e desviou de cabeça para marcar o gol do Verdão do Cariri. Aos 40 minutos, Jean cobrou falta, Carlos Luna defendeu e a bola ainda bateu na trave.

FICHA TÉCNICA

GUARANY 0X1 ICASA
COMPETIÇÃO – Campeonato Cearense – 1º turno – 2ª rodada
LOCAL – Estádio Junco – Sobral/CE
ÁRBITRO – Wladyerisson Oliveira
ASSISTENTES – Marcos Brígido e Arnaldo Lima
RENDA – não divulgada
PÚBLICO – não divulgado
GOLS – Marcelo Dias (ICA) 36min/2ºT.
GUARANY
Ari, Tiago Granja, Rodrigão, Júnior Alves e Cleiton (Jones); Wagner Pereira, Julinho (Diogo Oliveira), Marquinhos e Jean; Careca (Saulo) e Marco Túlio.
Técnico – Bira Lopes.
ICASA
Mauro, Marcus Vinícius, Gustavo Breda, Luís Gustavo (Paulo Foiani) e Rick; Fábio Duarte, David, Panda e Dico (William); Marciano e França (Marcelo Dias).
Técnico – Play Freitas.

domingo, 16 de janeiro de 2011


Icasa encontra-se em Sobral desde ontem

A delegação do Icasa desembarcou no final da tarde deste sábado na cidade de Sobral, onde encara o Guarany, neste domingo, às quatro da tarde, no estádio do Junco. A viagem até a zona norte do estado foi tranqüila e durou aproximadamente nove horas. Os jogadores estão concentrados no Hotel Verde Rio.
Dezenove jogadores foram relacionados pelo treinador Play Freitas e estão a disposição para o compromisso contra o Bugre Sobralense. Com dúvidas, o técnico Alviverde definirá a escalação da equipe apenas momentos antes da partida.

sábado, 15 de janeiro de 2011


Mudança no time para a próxima partida


Após a derrota para o Itapipoca na abertura do Campeonato Cearense, o técnico Play Freitas avisou que vai mexer na escalação do Icasa, que encara o Guarany de Sobral, neste domingo, às quatro da tarde, no estádio do Junco. Sem adiantar a escalação da equipe icasiana, o treinador explicou que fará algumas alterações. “Apesar de dominar o jogo (contra o Itapipoca), não conseguimos concluir em gol e precisamos ter uma equipe mais forte para jogar em Sobral” explicou.
As novidades na relação dos convocados para a partida foram o meia William e o volante Paulo Foiani, que foram liberados pelo departamento médico. O goleiro Carlos Luna e o atacante França foram regularizados e também acompanham a delegação Alviverde.

FCF define arbitragem para Icasa x Guarany


Para o segundo compromisso do Icasa no Campeonato Cearense, a Comissão de Arbitragem da Federação Cearense de Futebol escalou a arbitragem nesta sexta-feira. O árbitro Wladyerisson Oliveira vai dirigir o jogo do Verdão do Cariri neste domingo, contra o Guarany de Sobral, no estádio do Junco. Seus assistentes serão Armando Lopes e Marcos Xavier.

Sub-18 do Icasa inicia as atividades


Os jogadores da categoria sub-18 do Icasa se reapresentaram para os treinamentos na última quinta-feira. Os atletas foram recepcionados pelo técnico Raimundinho, pelo preparador físico Emerson Santana e pelo diretor de esporte amador Luís José Pereira Filho, que fez questão de reunir os atletas no CT Praxedão para conversar. “Somos muito exigentes no aspecto disciplinar” avisou o dirigente.
O elenco iniciou os trabalhos em seguida, pensando na temporada 2011. Além dos campeonatos regionais promovidos pelas ligas locais, Raimundinho lembrou que o Icasa recebeu alguns convites para participar de torneios em outros estados e está estudando a possibilidade.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011


Quem tem razão?

A Federação Cearense de Futebol se defende as afirmações da diretoria do Icasa sobre regularização de atletas do Verdão do Cariri, segue as afirmações da FCF:

"A Federação Cearense de Futebol vem a público prestar esclarecimentos sobre a “Nota de Repúdio” enviada a esta Federação pelo filiado Associação Desportiva Recreativa e Cultural Icasa e tornada pública para a imprensa, no intuito de reestabelecer a verdade, sobre a não regularização dos atletas Carlos Henrique Franco de Luna e Francieudo de Souza.

O atleta Carlos Henrique Franco de Luna teve três contratos impressos pelo clube; o sistema permite a efetivação apenas do último impresso; o Icasa deu entrada no contrato ce2011039110, datado de 01/01/2011 a 30/11/2011, com salário de R$ 600,00 (e multa de R$ 734.000,00). No sistema, aparece o contrato ce2011039106, datado de 10/01/2011 a 10/05/2013 (e multa de 750.000,00). Com a informação destoante, não foi possível registrar o mesmo.

O atleta Francieudo de Souza teve sua documentação protocolada no dia 14 de dezembro, como bem cita o ofício do clube; no entanto, o ofício do clube se esquece de mencionar que a transferência do atleta chegou apenas no dia 12/01/2011 oriunda da Federação Gaúcha de Futebol; na tentativa de efetivar o contrato do mesmo no início do expediente do dia 12, o sistema rejeitou. Explicação técnica: o boleto de contrato emitido pelo clube no dia 6 de dezembro de 2010 já estava vencido. O prazo é o mesmo dos contratos, 30 dias.

O sistema online do registro de contratos na CBF não permite erros em nenhuma parte do processo;

Diferente do que é citado no ofício, a FCF não "digita nenhuma informação", pelo contrário, recebe os documentos, confirma a autenticidade dos contratos e efetiva o nome no BID-E. O sistema é controlado inteiramente pela CBF, sendo inteiramente da supervisão do clube a responsabilidade pelo preenchimento dos dados no sistema, quando da geração do contrato e do boleto.

Todas as situações envolvendo o setor são informadas aos clubes por e-mail corporativo. O Icasa tem três supervisores cadastrados na FCF, mas as informações entre os mesmos se chocam na maioria das vezes."

Icasa acerta três bolas na trave e perde a partida

Apesar do amplo domínio da partida, o Icasa não começou bem o Campeonato Cearense 2011. O Verdão do Cariri foi vítima de uma única finalização certa do Itapipoca e foi derrotado pelo placar de 1 a 0.
O Icasa dominou toda a primeira etapa. A pressão no início foi intensa. Aos oito minutos, Dico recebeu na entrada da área, ajeitou no pé direito e soltou uma bomba. A bola explodiu no travessão. O Verdão continuou atacando. Aos 13 minutos, Marcus Vinícius cruzou e Marciano quase marcou de cabeça. Aos 29 minutos, Marcelo Dias acertou bonito chute e a bola, de novo, bateu no travessão. Aos 40 minutos, Panda arriscou de fora da área, a bola desviou e passou com perigo.
No início da etapa complementar a pressão Alviverde continuou. Aos dois minutos, Marcus Vinícius bateu cruzado e Marcelo Dias não alcançou. Aos quatro minutos, Rick apanhou rebote e chutou por cima do gol de Eufrásio. Aos 10 minutos, Dico ajeitou para Marcus Vinícius que bateu para fora. Apesar da pressão, o Itapipoca saiu em vantagem. Aos 22 minutos, após rápido contra ataque, Betinho colocou os visitantes em vantagem. O Icasa sentiu o gol sofrido e só voltou a assustar aos 36 minutos, quando Diogo França apanhou um rebote, mas bateu mal. Valente, o Icasa foi pra cima. Aos 44 minutos, Luís Gustavo cabeceou na trave. No minuto seguinte, a bola sobrou limpa para Dico, que chutou para fora. Nos acréscimos, Diogo França ainda teve boa chance, mas chutou por cima da trave.

FICHA TÉCNICA

ICASA 0x1 ITAPIPOCA

COMPETIÇÃO – Campeonato Cearense – 1º turno – 1ª rodada
LOCAL – Estádio Romeirão – Juazeiro do Norte/CE
ÁRBITRO – Almeida Filho
ASSISTENTES – Marcos Brígido e Arnaldo Lima
RENDA – R$
PÚBLICO – pagantes
GOLS – Betinho (ITA) 22min/2ºT.

ICASA
Mauro, Marcus Vinícius, Gustavo Breda, Luís Gustavo e Rick (Bruno Paraíba); João Neto, David, Panda (Fábio Lima) e Dico; Marciano e Marcelo Dias (Diogo França).
Técnico – Play Freitas.

ITAPIPOCA
Eufrásio, Júnior Moura (Del), Pantera, Bené e Itarema; Bruno Bareta, Neto Moura, Igor Ferreira e Betinho; Adriano (Kiko) e Popó.
Técnico – Erasmo Nicássio.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011


Hoje começa a temporada 2011 para o Icasa


O Icasa inicia esta noite, no estádio Romeirão, sua caminhada no Campeonato Cearense 2011. O Verdão do Cariri encara o Itapipoca, às 20h e 15min, em jogo que marca o retorno do clube à divisão de elite do futebol alencarino, depois de conquistar o título da Segundona no ano passado.
O retrospecto dos confrontos com o Guerreiro do Norte traduz uma superioridade Alviverde. Em 26 jogos disputados entre os clubes, o Icasa ganhou 12, empatou seis vezes e foi derrotado em oito jogos. O ataque Icasiano marcou 41 gols e sofreu 32.
No Romeirão, o Verdão do Cariri não perde para o Itapipoca a mais de 15 anos. A última derrota aconteceu dia 30 de julho de 1995, pelo placar de 1 a 0. De lá para cá, o Icasa ganhou sete partidas e empatou uma. O último encontro em Juazeiro do Norte aconteceu em 2009 e terminou com goleada Alviverde: 4 a 0.

Icasa sobe a colina do Horto


Na véspera da estréia do Icasa no Campeonato Cearense, jogadores, comissão técnica e diretores subiram à Colina do Horto para pedir as bênçãos do Padre Cícero. Em frente à estátua do Patriarca do Nordeste, os Icasianos formaram um círculo e rezaram pedindo proteção durante a temporada 2011. “É uma tradição vir ao horto para manifestar nossa fé, independente da crença de cada um” explicou o diretor de esportes Zacarias Silva.
Alguns jogadores participaram de crenças tradicionais, como o zagueiro Marcelo Mineiro, que passou três vezes entre a batina e o cajado da estátua do Padre Cícero. “Tenho fé que eu possa voltar a jogar e que este seja um ano muito bom ao nosso grupo” comentou o atleta.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011


Arbitragem para Icasa x Itapipoca


A Comissão de Arbitragem da Federação Cearense de Futebol divulgou os árbitros que vão trabalhar nos jogos de abertura do Campeonato Cearense. Para a partida do Icasa contra o Itapipoca, marcado para esta quinta-feira, às oito e quinze da noite, no Romeirão, o sorteado foi Almeida Filho, que terá como assistentes Marcos Brígido e Arnaldo Lima.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011


Escalação definida para estreia com desfalques


O técnico Play Freitas comandou um treinamento coletivo no Icasa no estádio Inaldão, em Barbalha, e praticamente definiu o time que estréia no Campeonato Cearense nesta quinta-feira, quando recebe o Itapipoca.
Sem poder contar com alguns jogadores importantes que foram vetados pelo departamento médico, o treinador deu mostras que já tem a escalação definida. “Fizemos alguns ajustes e acho que vamos colocar em campo uma formação forte, com condições de fazer uma boa estréia” comentou.
O Verdão encerra seus preparativos nesta quarta-feira, com um treinamento que será realizado no estádio Romeirão.

Mudança de esquema tático no Icasa


Contrariando as primeiras informações, o técnico Play Freitas acabou optando pela realização de um coletivo no estádio Inaldão em Barbalha para definir a formação do verdão para sua estréia na quinta-feira (13/01) no estádio Romeirão diante do Itapipoca.

Play Freitas definiu que o time irá a campo na sua estréia com a formação no 4-4-2, o treinador justifica que perdeu algumas peças como: Everaldo, Paulo Foiane que os fizeram mudar o sequema para estréia, já que a intenção inicial era a opção do 3-5-2.

O time que treinou e que deverá iniciar o jogo da quinta será: Carlos Luna, Marcus Vinicius, Gustavo Breda, Luiz Gustavo e Rick. João Neto, David, Panda e Dico. Marciano e França.

Orações antes da estreia do Cearense


Os jogadores, comissão técnica e diretores do Icasa participaram, na noite desta terça-feira, da celebração eucarística que abriu a Festa do Padroeiro da Capela Militar São Sebastião. A missa foi celebrada pelo padre Paulo, que agradeceu e ressaltou a importância da presença dos Icasianos na solenidade.
O presidente do Verdão do Cariri, Cícero Damião, procedeu a leitura da liturgia. A secretária do clube Cícera Edna cantou o salmo, enquanto que o assessor de imprensa Fabiano Rodrigues leu as preces. Ao final, os dirigentes participaram de um animado leilão de prendas.